26 Março, 2017      10:11 GMT +1 Luanda

Portugal recebe mais 200 toneladas de banana produzida em Angola

Enviar por E-mail Versão para impressão

20170228

Mais de 200 toneladas de banana produzida no perímetro irrigado de Caxito vão ser exportadas para Portugal, depois de um carregamento inicial de 27 toneladas, anunciou o presidente da Caxito Rega, citado pelo Jornal de Angola.

João Mpilamosi disse que a banana produzida naquele perímetro   agrícola “tem qualidade e aceitação nos mercados externos, principalmente nos países vizinhos de Angola.”

O perímetro irrigado de Caxito, de que a Caxito Rega é a sociedade gestora, tem uma área de 4628 hectares e centra a sua actividade na produção de banana e de hortofrutícolas.

O grupo angolano Nova Agrolíder iniciou no princípio de Fevereiro corrente a exportação de banana para Portugal, também produzida na província do Bengo, num primeiro lote de 20 toneladas, mas que pode vir a ter um ritmo semanal.

O administrador João Macedo disse que Portugal passa a ser o segundo país a receber a banana de mesa produzida na exploração agrícola do grupo, depois da República Democrática do Congo (RDC).

“Este é um teste e, caso corra bem, poderemos enviar até dez contentores [com 20 toneladas cada] por semana, pois queremos exportar grandes quantidades de banana”, afirmou João Macedo.

A Nova Agrolíder é assim a segunda empresa angolana a anunciar a exportação de banana para Portugal, depois da fazenda agro-industrial Bacilin, no Culango, província de Benguela, ter exportado em Maio um lote de 17 toneladas, o primeiro carregamento deste fruto de Angola para a Europa em mais de 40 anos. Macauhub)

 


beyond_words
beyond_words