26 Março, 2017      10:14 GMT +1 Luanda

Governo de Angola mantém empenho na construção de pólos industriais

Enviar por E-mail Versão para impressão

O ministério está a contactar os governos provinciais para que cedam terrenos para a implantação de pólos industriais, disse terça-feira na cidade de Lubango a ministra da Indústria, Bernarda Gonçalves Martins.

A ministra que, de acordo com a agência noticiosa Angop, manteve um encontro com o governador provincial da Huíla, João Marcelino Tyipinge, no âmbito de uma visita de algumas horas ao Lubango, disse que foram já criados os pólos das províncias de Cabinda, Benguela e do Huambo.

Bernarda Martins informou ter o governo da província de Benguela cedido já um terreno com uma área de 100 hectares para a implantação de um desses pólos, encarados como uma das formas para, através de parcerias público-privadas, desenvolver a indústria angolana.

“Compete ao Estado colocar nos pólos industriais infra-estruturas de apoio, como redes de energia, água e telecomunicações, mas já não compete ao governo a construção de instalações fabris, algo que deve ficar a cargo do sector privado”, disse a ministra.

Bernarda Martins precisou que, tendo em atenção a falta de recursos financeiros, o que o governo tem feito tem sido criar condições para que o sector privado possa encontrar nesses espaços as condições necessárias para fazer vingar os respectivos projectos.

A ministra adiantou que o ministério que tutela está a desenvolver, em simultâneo, um programa de fomento da indústria rural, já em execução na província de Benguela, que passa pela construção de pequenas naves industriais a serem geridas por investidores potenciais. (Macauhub)

 


beyond_words
beyond_words